A descoberta no domingo (4) e o imediato reparo de uma rede de água localizada no cruzamento das ruas Humberto Casagrande e Eduardo Michel, no bairro São Luiz, representou uma melhora significativa para a recuperação do nível de água armazenada no reservatório que atende toda aquela região de Americana. Nesta segunda-feira (5), o nível da caixa d’água que faz a distribuição para o setor da cidade que inclui também os bairros Boa Vista, Boer 1 e 2 e Bertoni amanheceu próximo do que é considerado ideal para atender plenamente as residências.
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana vinha procurando pela causa da constante baixa do nível de água do reservatório do São Luiz, que acabava refletindo diretamente no abastecimento dos bairros próximos. Equipes de “caça-vazamentos” se concentraram nos últimos dias na busca pelo eventual dano que pudesse estar causando a baixa na quantidade de água disponível para o consumo, que aumentou na última semana em razão das temperaturas elevadas. Ações noturnas com o uso de sonar foram intensificadas.
No domingo pela manhã, o vazamento – que era não aparente, ou seja, não havia chegado ao nível da rua – acabou descoberto e rapidamente foi consertado. Posicionada próximo a uma área verde, para onde corria a água, a rede quebrada dificultou sua localização. O reflexo do conserto foi rápido e na manhã desta segunda-feira o reservatório localizado no bairro São Luiz já amanheceu em condições muito melhores em comparação aos dias anteriores, projetando assim um cenário de estabilidade para o fornecimento de água.
A expectativa do DAE é de que nas próximas horas o reservatório do São Luiz atinja o nível considerado ideal para que o abastecimento transcorra sem problemas em toda a área por ele atendida. Os trabalhos na busca por outros vazamentos que eventualmente prejudiquem o fornecimento de água vão continuar. A medida faz parte da política adotada pela autarquia americanense no combate às perdas de água tratada, que conta ainda com a troca sistemática da tubulação da rede antiga, que é mais suscetível à quebra, por material moderno e mais resistente.
Atendimento ao consumidor
Caso o próprio contribuinte detecte um problema de vazamento nas proximidades de sua residência é possível acionar o DAE por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que atende no telefone 0800-123737. A ligação é gratuita, mas deve ser feita por meio de um telefone fixo. O SAC também pode ser acionado em casos de vazamento de esgoto ou de problemas com o abastecimento de água.
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