terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vacina contra bactéria da meningite começa a ser aplicada em 8 de setembro em Nova Odessa

Cerca de 600 crianças devem ser vacinadas entre os meses de setembro e outubro, pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa, contra a bactéria meningococo C, que transmite a meningite bacteriana. A vacinação, inicialmente para crianças com idades entre 12 meses e 23 meses e 29 dias (2 anos incompletos), começa a ser disponibilizada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade a partir do dia 8 de setembro.
Presente em reunião sobre a vacinação realizada na última segunda-feira, 30 de agosto, na GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) 17, em Campinas, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa, Marinilze Giubbina, transmitiu a informação do Ministério da Saúde ao secretário de Saúde, Sérgio Molina, nesta terça-feira.
“Em Nova Odessa, já definimos que o primeiro grupo começa a ser imunizado no dia 8 de setembro. A vacina deste primeiro grupo deve acontecer até o mês de outubro”, informou o secretário de Saúde.
Foi do Ministério da Saúde a definição de que serão imunizados inicialmente, contra a bactéria meningococo C, as crianças de 12 meses a 23 meses e 29 dias. “Após serem vacinadas estas crianças, começamos a imunizar as crianças menores que um ano”, explicou coordenadora.
Em Nova Odessa, há uma estimativa de 1.200 crianças nesta faixa etária de 0 a 2 anos incompletos. Até o final do ano, todas elas devem ser imunizadas contra a bactéria. “Estamos contentes com a disponibilização, pelo Ministério da Saúde, das doses desta vacina. Asim, podermos imunizar toda esta faixa etária da nossa população contra a bactéria, que pode matar”, destacou Marinilze.
A partir desta quarta-feira, as equipes de enfermagem começam a ser capacitadas, pela coordenadora, a aplicarem as vacinas nas crianças. Os pais das crianças de 12 meses a 23 meses e 29 dias podem procurar pela dose da vacina a partir do dia 8 de setembro, em todas as UBSs da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário