Uma parceria entre as secretarias de Educação e Cultura, levam alunos da rede municipal para atividades na Casa de Cultura Hermann Müller Carioba, no projeto “Folclore”, que acontece durante todo o mês de agosto.
Hoje, (19/08), 245 crianças das Emeis Boré, Jacy e Urupê foram até a Casa Hermann prestigiar a exposição de escultura em madeira de Roldão de Oliveira e de pintura “Naif” de Silvia Gagliardo que trabalharam peças sobre figuras, peças e personagens relacionadas ao folclore.
Durante a visita, as escolas assistem à peça do grupo Macamã, “O Saci e o Velho”, um teatro de bonecos manipulados onde conta as aventuras de um saci que sai a procura de seu amigo tico (um pássaro) pela cidade. O espetáculo é cheio de efeitos especiais que prendem a atenção e curiosidade da platéia. A direção da peça é de Antônio Roberto da Silva, professor de arte/educação do Ciep São Jerônimo.
As crianças mais novas participam da contação de histórias realizada pela animadora cultural, Elide Crisp que possui um repertório extenso de histórias folclóricas, inclusive as lendas locais “A caveira de vidro” e “O indiozinho e a figueira”, originadas no Bairro Carioba.
Segundo a animadora cultural, o mais importante é que contando a história, incrementada com acessórios e bonecos, possibilita às crianças vivenciar a lenda. “Ler é diferente de vivenciá-las, o encantamento desse momento fica marcado no coraçãozinho deles para sempre”, diz.
Para a coordenadora da Emei Boré, Luciane Bortoloto, as crianças adoraram a visita. “Eles ouviram a lenda do “Indiozinho e a figueira” e ficaram encantados, agora estão todos aqui em volta da árvore tentando ouvi-la chorar, e isso é muito bonito”, explica a coordenadora.
A previsão é que até o final das apresentações (dia 27/08), aproximadamente, quatro mil alunos da rede municipal tenham visitado a Casa Hermann.
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário