segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Fumo atrai 150 pessoas


Cerca de 150 pessoas participaram, no último domingo (29/8), em Americana, da caminhada em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Neste ano, foi escolhido o tema "Ambientes 100% Livres de Fumo: Um direito de todos".

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN), Selma Cerri, a caminhada realizada em parceria com os integrantes do grupo Vida Livre do Tabaco, da Secretaria de Saúde, promoveu a integração com a comunidade. “Temas tão importantes, como a prevenção às drogas e a promoção de uma vida mais saudável, devem mobilizar o maior número de pessoas para que possamos, quem sabe num futuro bem próximo, obter resultados positivos em termos de qualidade de vida”.

O tema "Ambientes 100% Livres de Fumo: Um direito de todos" foi escolhido com o propósito de promover o conhecimento dos malefícios da fumaça ambiental do tabaco e a necessidade de alteração da Lei Federal nº 9294/96, que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados, mas ainda permite áreas reservadas para fumar, que não impedem o contato com a fumaça de produtos do tabaco.

A caminhada teve início no Centro de Cultura e Lazer (CCL) com destino ao Jardim Botânico. No final do percurso, foram disponibilizados serviços gratuitos à população, como aferição da pressão arterial e teste de diabetes.

Para a integrante do Programa Vida Livre do Tabaco, Eliane Agulha, o evento ajudou a incentivar a prática de hábitos mais saudáveis, o cuidado com a saúde, a divulgação das ações educativas em prol da saúde mantidas pelo município e disponíveis à população e a luta contra o tabaco.

A equipe do projeto Vida Livre do Tabaco é composta por médico, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico. As reuniões acontecem toda segunda-feira, às 14 horas, no Colégio Antares. Quem quiser participar basta comparecer na reunião ou procurar a Unidade Básica de Saúde do Jardim Ipiranga e solicitar informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário